Educar no milênio

Concepções Pedagógicas

Referencial
Teórico

Buscamos apoio para o desenvolvimento de nossa proposta na concepção sócio-interacionista.

Segundo a concepção sócio-interacionista, o sujeito se constrói a partir de suas interações com o meio, consideradas de fundamental importância para o desenvolvimento da inteligência, bem como para o seu amadurecimento psicológico. Logo, para o estudo da criança pequena, destacamos a corrente psicogenética e sócio-histórica, especialmente os trabalhos teóricos de Vygotsky e Wallon.

Vygotsky procura mostrar que o funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações sociais entre o sujeito e o mundo exterior. Tais relações estão imersas em um processo histórico. Seus escritos ressaltam a importância da mediação como ideia central para a compreensão do desenvolvimento humano. Para Vygotsky o conhecimento é mediado através dos recortes do real, operados pelos sistemas simbólicos disponíveis numa dada cultura.

Wallon, objetivando conhecer o psiquismo humano, constrói uma teoria da pessoa, vista como totalidade, considerando indissociáveis os aspectos emocionais, físicos e intelectuais. Para ele o ser humano é biológicamente social.

Referencial
Filosófico

Conhecer tudo que existe em nosso mundo.

Compartilhamos com Rosseau que a infância não é um lugar de passagem para outros estágios mais desenvolvidos, mas precisa ser considerada como uma etapa com valor próprio. Compete ao educador antes de tudo conhecer a criança como ela é, para ensiná-la, é preciso conhecer o "método das crianças".

Assim como a infância tem a sua gramática, ela também tem a sua forma de pensar. É um erro aplicar o raciocínio dos adultos na educação das crianças, sendo a razão a faculdade humana mais complexa e que precisa de mais tempo de maturação, querer usá-la no ensino das crianças é começar a educação de trás para frente.

A educação teria, pois, como princípio básico a experiência. Nada de ensinamentos precoces, que a criança não seja capaz de compreender. Nada também de pressa para ensinar muitos conteúdos. O segredo da boa educação, pelo contrário, consiste em perder tempo, ou seja, em permitir que a criança veja, sinta e comece a fazer seus juízos próprios.

"Considerai como vantagens todas as demoras: ganha-se muito quando se avança para o final sem nada perder . Deixai que se amadureça a infância nas crianças.” (p.35, 36, Rosseau & a Educação/Danilo R.Streck - Autêntica - 2008)

Referencial
Metodológico

A Milênio Baby trabalha com a perspectiva do conhecimento integrado, que nasce do interesse e momento das crianças e é organizado por meio dos projetos de trabalho.

Nesta perspectiva a criança é vista e considerada um ser ativo em suas ações, descobertas e reflexões. Por trás das experiências vividas, pelas crianças e pela comunidade escolar como um todo, se esconde um longo e exigente processo de trabalho, pesquisa-ação, e um conhecimento que vai se contextualizando e conectando a outros ao longo do tempo.

O fazer da Milênio Baby é aberto à vida, buscando que os conhecimentos e as experiências sejam mais relevantes, valoriza a arte, a brincadeira, a cooperação entre pares e o processo pelo qual passou a aprendizagem antes do resultado.

É assim que trabalha a Milênio Baby em todos os seus níveis, creche e pré-escola

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